Notícias

Pix ganha botão de contestação e promete mais rapidez na devolução de dinheiro em casos de fraude

  • Categoria: NACIONAL
  • Publicação: 02/10/2025 10:21
  • Autor: redaçaõ
A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix passam a contar com um novo recurso para reforçar a segurança: o botão de contestação de transações. A ferramenta permite que vítimas de fraudes, golpes ou situações de coerção acionem diretamente pelo aplicativo do próprio banco o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), que agora será 100% digital.

Assim que a contestação é feita, a informação chega instantaneamente à instituição do recebedor suspeito, que deve bloquear os valores disponíveis, ainda que de forma parcial. Depois disso, os bancos envolvidos têm até sete dias para avaliar o caso. Se confirmada a fraude, o dinheiro é devolvido à conta da vítima em até 11 dias.

O Banco Central ressalta que o botão é exclusivo para casos de fraude e não cobre erros de digitação, desacordos comerciais ou transações feitas com terceiros de boa-fé.

Outra novidade é que, a partir de novembro, será possível realizar devoluções a partir de contas diferentes da que recebeu originalmente o valor. A medida deve ajudar a rastrear o caminho do dinheiro, já que golpistas costumam transferir rapidamente os recursos para outras contas. Essa funcionalidade se tornará obrigatória em fevereiro de 2026.

Segundo o BC, as mudanças aumentam as chances de recuperação de valores e dificultam a atuação de fraudadores, fortalecendo a segurança do sistema de pagamentos instantâneos.