Notícias

CNU reúne 760 mil candidatos no domingo em disputa por 3,6 mil vagas no serviço público federal

  • Categoria: NACIONAL
  • Publicação: 01/10/2025 10:04
  • Autor: redação
O próximo domingo (5) será marcado pela segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, que reunirá cerca de 760 mil inscritos em todo o país. As provas serão aplicadas em 1.294 locais distribuídos por 228 cidades, oferecendo nesta edição 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal.

Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), o certame é considerado o maior concurso público federal já realizado.

Os candidatos devem consultar antecipadamente o Cartão de Confirmação, disponível no site da FGV mediante login com CPF e senha Gov.br. O documento informa endereço do local de prova, número de inscrição, horários e eventuais solicitações de atendimento especializado ou uso de nome social. Embora não seja obrigatório, a organização recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, além de documento oficial com foto e caneta azul ou preta de material transparente.

As avaliações começam às 13h (horário de Brasília) para todos os cargos, sendo que os portões se fecham às 12h30. Para o nível superior, a prova objetiva terá 90 questões e duração de cinco horas, enquanto para o nível intermediário serão 68 questões em três horas e meia.

O cronograma prevê a divulgação dos resultados da primeira etapa em 12 de novembro, com convocação para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro. A fase de verificação de cotas ocorrerá entre 30 de novembro e 8 de dezembro, e o resultado final do concurso está previsto para 30 de janeiro de 2026.