Deputados aprovam PEC que limita investigações criminais contra o Congresso
- Categoria: NACIONAL
- Publicação: 17/09/2025 08:59
- Autor: redação
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, conhecida como “PEC da Blindagem”. A sessão foi longa e marcada por debates tensos, com direito a provocações e ironias. O governo liberou sua base aliada para votar sem orientação específica.
A medida retoma uma prática já utilizada em outros períodos, segundo a qual o Congresso precisa autorizar o início de processos criminais contra parlamentares. Como se trata de emenda constitucional, o mínimo exigido era de 308 votos. O texto obteve 353 a 134 no primeiro turno e 344 a 133 no segundo.
Entre as mudanças aprovadas, está a proibição de que ministros do Supremo Tribunal Federal decretem, sozinhos, prisões cautelares de deputados e senadores. A proposta restringe a prisão em flagrante apenas a crimes inafiançáveis descritos na Constituição, como racismo, terrorismo, tráfico de drogas, tortura, crimes hediondos e ações armadas contra o Estado Democrático.
O texto também impede que medidas cautelares sejam determinadas durante o plantão judiciário. Além disso, transfere ao Congresso a prerrogativa de autorizar a abertura de ações penais, prevendo votação secreta nesses casos. Uma novidade incluída na PEC foi a extensão desse benefício aos presidentes de partidos políticos.
Já na madrugada de quarta-feira (17), os deputados aprovaram um destaque retirando a possibilidade de voto secreto para autorizar processos criminais contra parlamentares, mas mantiveram o sigilo no caso de decisões sobre a manutenção ou não de prisões em flagrante.
A proposta ainda precisa ter outros dois pontos analisados pela Câmara antes de seguir para o Senado.
Leia Mais
06/11/2025 13:32
Zema oferece R$ 96 bilhões em ativos para quitar dívida com a União
Valor apresentado por Minas Gerais é quase três vezes superior ao exigido no programa federal Propag; proposta inclui participações na Cemig, Codemge e MGI.
06/11/2025 08:01
Homem é morto a tiros enquanto dirigia com esposa e filha em Belo Horizonte
Crime ocorreu na noite de quarta-feira (5) no bairro Jardim Montanhês; esposa foi ferida e criança não se machucou.
06/11/2025 07:56
Itabirito adere ao Projeto Banco Vermelho para combater violência contra a mulher
Lei nº 4.457 institui ação permanente de conscientização com bancos pintados de vermelho e informações sobre canais de denúncia.
06/11/2025 07:53
Itabirito sanciona lei que garante meia-entrada para professores
Novo benefício assegura 50% de desconto em eventos culturais e esportivos a docentes da educação básica das redes pública e privada.
05/11/2025 12:10
Cachoeira do Campo ganha nova linha de ônibus a partir de segunda-feira
Rota vai atender os bairros Metalúrgico, Dionísio e Vila Alegre, reforçando o transporte público em Ouro Preto.