Estudantes da UFOP se manifestam por melhores condições de saúde mental
- Categoria: REGIÃO DOS INCONFIDENTES
- Publicação: 29/08/2025 10:31
- Autor: Sofia Cintra
A morte recente de uma estudante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) mobilizou a comunidade acadêmica e reacendeu debates sobre a necessidade de ampliar políticas de acolhimento e atenção à saúde mental dentro da instituição.
Nas redes sociais, circulam manifestações de luto e indignação. Em cartazes e publicações, alunos questionam: “Até quando perderemos vidas e nada será feito?”. O tom expressa a cobrança por mudanças estruturais e maior sensibilidade da universidade diante do cenário de adoecimento psíquico.
Segundo estudantes, a sobrecarga acadêmica, marcada por jornadas intensas de aulas, trabalhos e estágios , somada à exigência de horas complementares e às responsabilidades pessoais, como o trabalho e o deslocamento diário entre cidades, tem provocado desgaste emocional. O quadro se agrava especialmente no fim dos períodos letivos, quando as cobranças aumentam.
A mobilização estudantil pede maior atenção institucional, com políticas permanentes de acompanhamento psicológico, além de uma revisão das práticas pedagógicas que levem em conta a realidade socioeconômica e emocional dos discentes.
Até o momento, não houve posicionamento oficial da universidade sobre os protestos, mas o movimento estudantil deve levar as demandas aos órgãos administrativos da UFOP nos próximos dias.
Leia Mais
06/11/2025 13:32
Zema oferece R$ 96 bilhões em ativos para quitar dívida com a União
Valor apresentado por Minas Gerais é quase três vezes superior ao exigido no programa federal Propag; proposta inclui participações na Cemig, Codemge e MGI.
06/11/2025 08:01
Homem é morto a tiros enquanto dirigia com esposa e filha em Belo Horizonte
Crime ocorreu na noite de quarta-feira (5) no bairro Jardim Montanhês; esposa foi ferida e criança não se machucou.
06/11/2025 07:56
Itabirito adere ao Projeto Banco Vermelho para combater violência contra a mulher
Lei nº 4.457 institui ação permanente de conscientização com bancos pintados de vermelho e informações sobre canais de denúncia.
06/11/2025 07:53
Itabirito sanciona lei que garante meia-entrada para professores
Novo benefício assegura 50% de desconto em eventos culturais e esportivos a docentes da educação básica das redes pública e privada.
05/11/2025 12:10
Cachoeira do Campo ganha nova linha de ônibus a partir de segunda-feira
Rota vai atender os bairros Metalúrgico, Dionísio e Vila Alegre, reforçando o transporte público em Ouro Preto.