Notícias

Adolescente é detido após perseguição e colisão com motopatrulha em Itabirito

  • Categoria: ITABIRITO - MG
  • Publicação: 27/02/2025 14:28
  • Autor: Redação
Um adolescente de 16 anos,  foi detido na tarde desta quarta-feira após desobedecer a uma blitz de trânsito e protagonizar uma perseguição que terminou em colisão com uma motopatrulha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itabirito. O jovem, que pilotava uma bicicleta motorizada sem identificação de marca/modelo, branca e com rodas pretas, colocou em risco a segurança de pedestres e outros motoristas ao transitar em alta velocidade, na contramão e desrespeitar diversas sinalizações de trânsito.

O incidente começou durante uma operação de blitz realizada por alunos do curso de formação da GCM de Itabirito. Ao ser abordado, o adolescente ignorou a ordem de parada e jogou a bicicleta motorizada em direção aos guardas municipais Luiz e Adilton, que estavam no local. Em seguida, fugiu em alta velocidade, iniciando uma perseguição que percorreu várias ruas da cidade.

De acordo com relatos da GCM, o infrator transitou pela contramão em diversas vias, incluindo a Avenida dos Inconfidentes e a BR-356, avançou semáforos, invadiu o terminal rodoviário da cidade – área proibida para veículos – e chegou a circular pela calçada da Escola Municipal Natália Donada Melillo, em horário de aula. Durante o trajeto, o jovem fez gestos para que a motopatrulha o acompanhasse, demonstrando resistência às ordens de parada.

A perseguição terminou quando o adolescente, ao tentar ultrapassar a motopatrulha, colidiu com o veículo da GCM, derrubando o guarda municipal Luiz, que ficou com a motocicleta sobre sua perna. Mesmo após a colisão, tentou fugir a pé, mas foi contido por um inspetor da Guarda Municipal que estava de folga no momento, além do guarda Adilton.

A motopatrulha da GCM, sofreu danos na manete esquerda, carenagem do tanque de combustível, seta dianteira e protetor frontal. Além disso, uma impressora térmica utilizada pela Prefeitura de Itabirito também foi danificada durante o incidente. A bicicleta motorizada conduzida pelo adolescente foi removida para um pátio credenciado.

O infrator e o guarda municipal Luiz foram encaminhados para a UPA. O adolescente passou por exames e foi submetido ao teste de etilômetro, que registrou 0,00 mg/L de álcool no sangue. O guarda municipal também realizou o teste, com resultado negativo.

Durante a abordagem, o adolescente resistiu à prisão, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. Ele alegou não possuir habilitação para pilotar veículos e admitiu não estar utilizando capacete de segurança no momento do ocorrido. A mãe do jovem foi contatada e acompanhou o filho durante o atendimento médico e os procedimentos policiais.

O caso foi registrado como resistência à autoridade e desobediência às normas de trânsito, com danos materiais e risco à segurança pública. O adolescente foi encaminhado à autoridade policial para as devidas providências. Fotos dos danos e relatórios médicos foram anexados ao boletim de ocorrência, que também contou com a perícia técnica para avaliação dos veículos envolvidos.

A GCM reforça a importância do respeito às leis de trânsito e alerta para os riscos de condutas irregulares, que colocam em perigo a vida de pedestres, motoristas e dos próprios agentes de segurança.