Notícias

Itabirito sedia a abertura da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais

  • Categoria: Geral
  • Publicação: 09/05/2024 11:50
  • Autor: Repórter Sofia Cintra

 Nessa terça feira,07/05, ocorreu a cerimônia de abertura da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (jemg), no ginásio esportivo Pedro Cardoso. Pelo segundo ano consecutivo, Itabirito sedia a disputa, por meio das Secretárias de Esportes e Lazer e de Educação.

 Até dia 11/05 (sábado), Itabirito receberá as delegações com estudantes-atletas dos municípios de Ouro Preto, Mariana, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca em dispostas de futsal, basquete, xadrez, vôlei e handebol, buscando a colocação para a etapa regional dos Jogos Escolares.

 O secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow, expressa o quanto é importante sediar essa competição novamente, dizendo que o incentivo ao esporte é muito importante, principalmente nas escolas do município. "Mais que atletas, estamos formando cidadãos comprometidos e responsáveis".


 O acendimento da pira dos Jogos escolares foi um dos momentos mais marcantes da cerimônia, marcando oficialmente o início da competição.

 Iracema Mapa, secretaria municipal de Educação, também discursou, dizendo que o Jemg é uma ferramenta de inclusão social, e permite que os alunos tenham intercâmbio com as escolas participante.

 A abertura teve presença das delegações dos municípios participantes, alunos de instituições de ensino e representantes dos Poderes Executivo municipal e estadual e Legislativo Municipal. Os jogos são uma realização do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e de Educação, também da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais.

 Igor de Alvarenga, secretário do Estado de Educação, salientou:

"Foi ótimo ver o envolvimento dos professores e alunos. É ótimo ver a política pública sendo realizada na ponta. Mais de 40 mil estudantes participam dos Jogos Escolares em todo o estado, um número nem representativo. Esporte e educação têm que trabalhar juntos".