Notícias

Pacientes com Glaucoma e outras doenças nos olhos tem que ir para Igarapé para receber tratamento

Jornada até a cidade situada na grande BH é extremamente cansativa segundo paciente
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 23/04/2024 18:00
  • Autor: Repórter Sofia Cintra

 Francisco Basílio, que acompanha sua esposa  Maria das Graças no tratamento de glaucoma, compartilha a situação desfavorável pela qual passam. Maria é submetida a tratamentos recorrentes, às vezes a cada 3 meses, e não tem mais o direito de leva-lo como acompanhante no transporte da Prefeitura, além de passar mal nas viagens devido ao local fechado do transporte e à longa viagem. 

 Francisco pede por uma outra alternativa, melhorando o caminho, para que seja feito um trajeto mais curto, até Ouro Preto por exemplo, ou a opção de um convênio.

"Além do cansaço físico, a rodovia para Belo Horizonte está muito perigosa"

 Em Itabirito, algumas pessoas que precisam de oftalmologista vão para Igarapé com um transporte fornecido pela Prefeitura. Uma faixa de 12 pessoas passa por esse trajeto para serem atendidas por um oftalmologista. Entretanto, esse caminho é longo, e algumas pessoas não conseguem levar acompanhantes, pois a lei da maioridade engloba apenas  pessoas a partir de 60 anos, e também pessoas que passarão por procedimentos cirúrgicos, como aptas a levar acompanhante e, acabam tendo que passar pelo exame sem apoio e sem comida por muito tempo, além de terem que acordar de madrugada para pegarem esse transporte.