Notícias

IFMG ITABIRITO ENTRA EM GREVE

A decisão foi tomada na Assembleia Geral do Sinasefe IFMG
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 16/04/2024 16:00
  • Autor: Repóter Vitória Baldoino

O Instituto Federal de Minas Gerais - campus Itabirito (IFMG) publicou na madrugada desta terça-feira através do Instagram, que foi aprovada a greve a partir do dia 9 de abril. Buscando reestruturação das carreiras, a recomposição salarial em 2024, revogação de medidas prejudiciais à educação e a recomposição do orçamento das instituições federais de ensino. Porém, não há previsão sobre a suspensão das atividades escolares.

 

Em nota oficial a instituição campus Itabirito declarou:

 

“Como instituição pública que preza pela democracia e pela liberdade, reconhecemos o direito constitucional à greve como um instrumento legítimo de reivindicação por melhores condições de trabalho, respeito e reconhecimento das funções dos servidores.”

             Reivindicando seus direitos, universidades e institutos federais vêm fazendo assembleias desde março, para discutir demandas e buscar respostas do governo, mas até então não obtiveram nada. De acordo com a UOU, Camilo Santana, chefe do MEC, pediu que os servidores esperassem até dia 29 de março para aderir à greve, data essa que teria alguma resposta. Até o momento nada foi feito e segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) 15 universidades federais estão em greve, 5 alertando aderir, já nas instituições federais, segundo a Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) 470 campi estão em greve.

             Os servidores e técnicos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estão paralisados desde o dia 25 de março, o IFMG campus Ouro Preto, desde o dia 9 de abril e os professores da UFOP decidiram em assembleia aderir a partir do dia 15 de abril. Outras universidades como a UFMG também estão fazendo parte da mobilização. Sem data para o fim.

 Ainda em nota, o IFMG campus Itabirito, informou que não há previsão sobre a suspensão das atividades escolares. O Calendário Acadêmico 2024 se mantém, mas poderá sofrer alterações se necessário. Eles informaram que farão atualizações diárias mantendo toda a comunidade acadêmica e externa informada. Orientaram também para que acompanhassem as atualizações feitas em suas redes sociais e no seu site.