Notícias

"Perigo" a Dengue mora ao lado

Lotes abandonados, falta de campina nos Bairros e criadouros de mosquitos por toda parte, a situação em Itabirito é tão complicada, que já poderia ter decretado "Estado de Emergência de Dengue"
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 02/04/2024 09:50
  • Autor: Reporter Sofia Cintra

    Upas lotadas, campina dos bairros deficitária e centenas de lotes abandonados por todo o município, este é o retrato atual da situação que vivemos em Itabirito.

     Com o avanço da Dengue, o cidadãos têm se preocupado cada dia mais com seu imóvel e claro com os imóveis vizinhos, nossa redação recebeu diversas denúncias sobre terrenos baldios, repletos de possíveis recipientes para proliferação do mosquito causador da dengre.

No bairro floresta rebemos o relatos de vizinhos preocupados com este lote:



Situado na Rua Calafate, segundo a fonte que nos passou as informações, já foi feito o pedido na Prefeitura para notificar o proprietário para realizar a limpeza do lote, o que ainda não aconteceu.

Bairro Vila da Serra

    Nos bairros São José e Vila da Serra um desafio preocupante: lotes abandonados, cheios de mato, calçadas intrasitaveis, trazendo uma série de problemas para os moradores locais.

Esses lotes abandonados se tornaram verdadeiros focos de problemas, contribuindo para o aumento da proliferação de insetos, roedores e até mesmo criminosos, que os utilizam como esconderijos ou para práticas ilícitas. Além disso, a falta de manutenção desses terrenos pode levar ao acúmulo de lixo e entulho, tornando-se potenciais criadouros de doenças e representando um risco para a saúde pública.

Rua sentido Bairro Portões

A ausência de fiscalização e a falta de políticas eficazes para lidar com essa situação só contribuem para a perpetuação do problema.

Luiz Henrique, morador da região, compartilha sua preocupação: "Essa situação é desconfortável para nós moradores por causa dos animais peçonhentos. Há risco desses animais entrarem em nossas casas. Também fica em jogo a segurança de quem passa pelos locais mais baldios, principalmente à noite."

Outra moradora também expressa sua insatisfação: "Aqui temos vários lotes vagos no começo da rua, inclusive área restrita da prefeitura, onde os matos estão enormes e invadindo o passeio. Com isso, muitos ônibus e caminhões não conseguem passar pelo volume dos matos que obstruem o passeio, então somos obrigados a passar pela rua, o que representa um grande risco devido ao fluxo de carros, especialmente nos horários de pico ou escolares."

    Enquanto isso, a comunidade local é deixada à mercê dos transtornos causados pelos lotes abandonados, afetando não apenas a qualidade de vida dos moradores, mas também a segurança e a imagem dos bairros.

    Diante desse cenário, os residentes clamam por uma ação por parte das autoridades municipais para resolver essa questão e revitalizar esses espaços abandonados, transformando-os em locais seguros e agradáveis para todos.


Comentarista TVI

Opinião: Tony Veloso

    Estes não são os únicos bairros nessa situação na cidade, sendo assim se faz necessária uma ação mais contundente da administração municipal, tanto no aprimoramento no serviço de capina , quanto também, uma postura mais dura contra os proprietários de lotes que não realizam a devida manutenção dos mesmos, sendo que, muitos desses proprietários são especuladores imobiliários, que apenas compram um determinado terreno e esperam a valorização, não investindo um centavo no mesmo, e deixando aquele lote por anos acumulando mato e lixo. Esse é um costume local, que precisa ser mudado.