Notícias

Audiência Pública discutirá o auxílio transporte para estudantes de Itabirito nesta terça-feira 26

Transporte que até o momento é 100 por cento gratuito, voltará à ser pago
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 25/03/2024 15:46
Uma Audiência Pública marcada para esta terça-feira, dia 26/03, às 18 horas na Câmara Municipal, vai discutir o projeto de lei 030/2024, que versa sobre a concessão do auxílio transporte aos estudantes da região.

A mudança  no modelo de "Gratuidade" para "Auxílio" que temos hoje, veio segundo a Prefeitura, à pedido do Ministério Público de Minas Gerais.

Antes de 1993, os estudantes universitários de Itabirito não contavam com um transporte exclusivo, precisando utilizar ônibus de empresas como Pássaro Verde e Santa Fé para chegar às instituições. Posteriormente, um projeto aprovado pela câmara municipal em 1993 possibilitou a implementação de veículos que faziam o trajeto até Belo Horizonte e Ouro Preto de forma paga. Em 2001, essa modalidade se tornou gratuita, e de 2010 a 2024 incluindo mais cidades

Com a retomada da cobrança pelo transporte, os alunos que já utilizam o serviço até a data da oficialização dessa decisão continuarão a ter acesso gratuito, enquanto os novos estudantes terão que pagar uma quantia com base em critérios socioeconômicos.

Ciro Cota, sócio administrador da empresa Rodo Ouro, responsável pelo transporte de alunos para Mariana e Ouro Preto, destacou: "O transporte é um incentivo para os jovens se dedicarem aos estudos, pois muitas famílias não têm condições de arcar com os custos de deslocamento."

Outra fonte, que preferiu não se identificar, expressou sua preocupação com a volta da cobrança pelo transporte:

"Estou muito apreensivo, pois não sei se conseguirei seguir com os planos para o ano. Estou me preparando para ingressar na faculdade no próximo semestre e, com esse novo modelo, não sei se conseguirei, já que minha situação financeira atual só me permite pagar a mensalidade da faculdade, e não consigo arcar com um custo adicional como o transporte. Provavelmente precisarei arrumar um emprego em Belo Horizonte."

Os alunos terão a oportunidade de participar da audiência pública nesta terça para discutir os critérios de concessão do auxílio transporte. Mas uma coisa é certa, Gratuidade está fora de questão para a grande maioria dos futuros estudantes

Repórter Sofia Cintra